Saiba como descartar adequadamente sua bateria inservível
Assim como as baterias para carros, pilhas, celulares e resíduos industriais precisam ter um descarte adequado, as baterias tracionárias e estacionárias também precisam seguir o procedimento correto de descarte.
O Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente – criou, em 1999, a Resolução 257. Ela disciplina o gerenciamento ambientalmente adequado de baterias esgotadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final.
Essa resolução determina que as baterias, após o seu esgotamento energético, devem ser devidamente entregues pelos clientes ou usuários ao fabricante ou distribuidor para que seja realizado o descarte seguro e ecologicamente correto. Isso garante que os componentes perigosos das baterias, como metais e ácido, fiquem afastados de aterros, dos rios e afluentes e de incineradores de lixo urbano, e que o material recuperado possa ser utilizado na produção de novos bens de consumo.
Como a Moura pode ajudar?
A Baterias Moura possui Unidades autorizadas a receber as baterias inservíveis, que são armazenadas em local adequado e enviadas, por transportadora devidamente licenciada, à fábrica em sua unidade recicladora. A Moura é a única produtora de baterias com metalúrgica própria na América Latina e tem um compromisso forte com o Meio Ambiente.
A empresa conta com toda a infraestrutura para a logística reversa das suas baterias de forma totalmente gratuita. Após o descarte, o cliente recebe o Certificado de Destinação Final, que pode ser mostrado para seus consumidores, comprovando que é uma empresa preocupada com os seus resíduos.
