A Corrente de Partida a Frio (CCA) é uma medida importante da capacidade de uma bateria automotiva de fornecer corrente elétrica para dar partida ao motor de um veículo. A CCA é medida em ampères (A) e representa a corrente que uma bateria pode fornecer a uma temperatura de 0°C durante um período de 30 segundos, sem que sua tensão caia abaixo de 7,2 volts.

A CCA é importante porque quanto maior for a CCA de uma bateria, mais facilmente o motor será ligado, mesmo em condições climáticas adversas, como frio intenso, chuva ou neve. Isso é especialmente importante para veículos que são usados frequentemente em condições climáticas adversas, pois uma bateria com uma CCA mais baixa pode ter dificuldades para dar partida ao motor em condições frias ou úmidas.

Além disso, a CCA também é importante porque pode afetar a vida útil da bateria. Baterias com uma CCA mais alta são normalmente mais robustas e têm uma vida útil mais longa do que baterias com uma CCA mais baixa. Portanto, é importante escolher uma bateria com uma CCA adequada para o seu veículo e uso, a fim de garantir uma partida fácil e uma vida útil mais longa da bateria.

Ao escolher uma bateria para o seu veículo, é importante levar em consideração a CCA, bem como outros fatores, como a capacidade de reserva de energia (RC), a tensão nominal e a duração da garantia. Além disso, é importante verificar as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo e escolher uma bateria que atenda a essas especificações.

É comum que o CCA no rótulo seja menor que o CCA apresentado nos testes pois o protocolo especificado pela ABNT determina condições padronizadas para realização dos testes para certificação e uma dessas condições é a temperatura, que influencia muito no resultado obtido. No Brasil, a ABNT determina que os testes sejam realizados na temperatura de -18ºC, garantindo que os consumidores tenham acesso à informação comparável entre todas as marcas.

Nas imagens abaixo, temos como exemplo os rótulos das baterias Motobatt e Moura, onde é possível atestar que o CCA nos rótulos – obtidos em temperatura controlada de -18ºC – é inferior ao CCA apresentado nos testes, realizados em temperatura ambiente.

Em resumo, a Corrente de Partida a Frio (CCA) é uma medida importante da capacidade de uma bateria automotiva de fornecer corrente elétrica para dar partida ao motor de um veículo. Quanto maior for a CCA de uma bateria, mais facilmente o motor será ligado, mesmo em condições climáticas adversas, e quanto mais robusta a bateria, mais longa será sua vida útil. Portanto, é importante escolher uma bateria com uma CCA adequada para o seu veículo e uso.