Com o avanço tecnológico dos carros, a demanda por energia aumentou e as baterias também evoluíram para atender essa necessidade.

E com tantas novas tecnologias surgindo todos os dias, é fácil se perder em meio ao termos e abreviações adotadas.

Conheça um pouco mais a diferença entre as baterias comuns e as desenvolvidas para carros com start-stop.

Baterias comuns, flooded ou inundada/molhada

As baterias comuns para carros são as mais convencionais e são usadas para fornecer energia ao sistema elétrico e acessórios do veículo. São projetadas para fornecer corrente contínua e são reabastecidas pelo alternador enquanto o motor está funcionando. Essas baterias são confiáveis e duram muito tempo se mantidas corretamente.

Baterias start-stop EFB ou AGM

Já as baterias para carros com sistema start-stop são projetadas para lidar com a carga adicional exigida pelo sistema start-stop. Esse sistema desliga o motor automaticamente quando o veículo está parado, como em um semáforo, e o re-liga quando o motorista pressiona o acelerador. Isso ajuda a economizar combustível e a reduzir emissões. As baterias start-stop são projetadas para suportar muitas ciclagens de descarga e recarga, o que é necessário para ajudar a alimentar o sistema start-stop.

As baterias start-stop são geralmente mais caras que as baterias convencionais, mas oferecem vantagens adicionais. Além de ajudar a economizar combustível, elas também têm uma vida útil mais longa do que as baterias convencionais. Isso se deve ao fato de que elas são projetadas para suportar muitas ciclagens de descarga e recarga, o que significa que elas são menos propensas a falhar ou a se danificar.

Ao escolher uma bateria para seu carro, é importante levar em consideração se ele tem um sistema start-stop. Se sim, é recomendável optar por uma bateria start-stop para garantir que ela seja capaz de suportar a carga adicional exigida pelo sistema. Além disso, é importante ter cuidado com a manutenção da bateria para garantir que ela dure o máximo tempo possível e forneça energia confiável para o veículo.