Com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, muita gente deixou de usar o carro. Para evitar problemas com o automóvel parado por longos períodos, confira algumas dicas de conservação preparadas pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e por nós do Lojão das Baterias.

Carga da bateria

Não é recomendável apenas ligar o carro na garagem. O ideal é movimentar o automóvel como um todo, porque todas as peças do conjunto serão movimentadas e trabalhadas ao mesmo tempo. Se a bateria tem predisposição de descarregar e fica muito tempo desligada, nessa situação, ficará danificada por completo. Outra dica é não acionar o alarme, se o veículo estiver em um lugar seguro. Esse tipo de acessório consome carga de bateria, mesmo que seja mínimo.

What the Battery Light Means on Your Dashboard

 

Limpeza dos terminais

É importante realizar a limpeza dos terminais da bateria para evitar sua corrosão. Caso você identifique a formação de zinabre, limpe jogando uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixando agir por alguns minutos, uma espuma se formará com a reação química. Limpe a espuma com água corrente e finalize utilizando uma escova de aço.

 

Desligue o negativo da bateria

Se você não tiver condições de esporadicamente funcionar o carro para manter a bateria carregada, desligue o cabo negativo para evitar consumo desnecessário e prolongar sua vida útil. Esse procedimento é recomendado apenas caso o carro esteja em um local seguro e vá ficar por mais de 30 dias parado.

Car Engine Battery Negative Terminal Pole Terminal Cover Tray for ...

 

Outras dicas

• Limpeza interna: com um pano úmido, tire a poeira do painel e, até mesmo, o acúmulo de sujeira entre os bancos. Assim, dificulta-se a entrada de insetos.

• Limpeza externa: é importante para preservar a pintura do veículo. Utilize sabão neutro e certifique-se de que removeu por completo todo o sabão aplicado na carroceria. Em seguida, passe um pano de microfibra para não aranhar a pintura.

• Conjunto: rode com o carro, no mínimo uma vez por semana, por 20 minutos. Dessa forma, poupa-se seu desgaste e de diversas peças que compõe o veículo, como: mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras.

• Abastecimento: quando a gasolina fica muito tempo parada pode perder a sua proporção, principalmente, se o veículo ficar exposto ao sol, enquanto o etanol tem durabilidade de resistência um pouco maior na sua octanagem. Orienta-se não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não perde muito a sua proporção e não entupirá os bicos, por exemplo.

• Pneus: o ideal é ultrapassar a calibragem em 20% a 30% do usual de cada veículo. Assim, se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar, outra dica importante é movimentar o veículo na garagem se houver espaço, dessa forma não cria um acúmulo de peso em uma só posição dos pneus.

• Proteção: colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, nesses casos, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas. É preferível deixar o veículo na sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol.

CategoryDicas

Deixe seu comentário

logo-footer

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: