Não existe nada pior para um motorista que ligar a chave do carro e nada funcionar. Este momento é desesperador porque tudo pode acontecer para que o veículo não ligue corretamente. Uma peça vital para o funcionamento do carro é a bateria, e esta deve estar sempre em bom estado, para o motorista não passar por apuros. Não existe data ou prazo de validade para que os problemas na bateria apareçam. Seja um carro seminovo ou usado, todos podem apresentar falhas pelo desgaste e mau funcionamento desta peça que parece tão resistente, mas precisa de tantos cuidados quanto os demais componentes do carro.

Foto: Os cuidados com a bateria são fundamentais para o bom funcionamento do veículo (Reprodução/Pixabay)

A bateria do carro fica na parte frontal do veículo, debaixo do capô, junto com o motor, e é a partir dela que é gerada a corrente elétrica capaz de ligar o motor e fazer funcionar o veículo. As baterias têm 12 volts de tensão e variam entre 45 e 100 amperes, dependendo do tamanho e das funções necessárias para o correto funcionamento do carro.

Para que serve a bateria

A bateria é a fonte de energia que mantém o carro e seus componentes ligados. Até parado e com a chave desligada um carro pode gastar bateria. Os veículos novos são equipados com o sistema “stand by” que não desliga nunca os componentes eletrônicos como aparelhos eletrônicos, luzes, central de injeção elétrica do motor, entre outros. A função fundamental da bateria é gerar corrente para que funcione todos os equipamentos, do alarme ao motor do carro. A bateria é composta por uma placa de chumbo com dois polos, o negativo e o positivo. Dentro dela existe uma solução de ácido sulfúrico, que são os eletrólitos, e a partir deles é acumulada a energia. Através da faísca produzida pelos cabos negativo e positivo nos polos a energia é gerada. Portanto, quanto mais a bateria for usada, mais ela se recarrega. Mas claro, tudo tem limite, e o uso incorreto pode causar desgastes que diminuem a vida útil da bateria. A manutenção tanto da bateria quanto dos componentes eletrônicos torna o funcionamento mais eficaz e prolonga o tempo de vida da bateria.

Qual a vida útil da bateria

Todo motorista faz essa pergunta! E a resposta é relativa. Uma bateria tem maior vida útil se o veículo tiver menos componentes eletrônicos. Em suma, se o carro é mais simples, a tendência é que a bateria dure mais que a de carros dotados de muita tecnologia. Mas mesmo assim, a vida útil normalmente não passa dois a três anos de uso. Alguns fatores influenciam diretamente no tempo de vida útil da bateria:

  • A frequência da utilização do veículo;
  • Quantos e quais os tipos de aparelhos eletrônicos dependem da bateria para funcionar;
  • A amperagem e o tamanho da bateria para cada tipo de carro;
  • A revisão da ignição e sistemas elétricos;
  • A temperatura onde o veículo circula (transitar com o veículo em cidades mais quentes prejudica o funcionamento da bateria);
  • Tempo do trajeto utilizado (percursos mais curtos prejudicam a recarga da bateria).

Um grande engano cometido pelos motoristas é deixar o carro parado na garagem e achar que o veículo está preservado do desgaste. A bateria é uma das peças que mais se desgastam sem a utilização. Ao ligar o carro e permanecer com o veículo ligado, em movimento ou parado, a bateria faz a recarga e acumula energia.

Quais os sinais de falha da bateria

No mercado você pode encontrar muitos carros à venda, e é preciso ter muito cuidado ao buscar o melhor veículo para compra. Carro usado, apesar do clima mais frio, também sofre de problemas com a bateria. Portanto, vale redobrar os cuidados para não perder a bateria com um tempo menor de uso. Quando se fala em bateria, os sinais de desgaste são mais claros e fáceis de perceber para o motorista. Vamos a uma lista de sintomas que o carro apresenta quando a bateria está chegando ao final de sua vida útil:

  • O vidro elétrico está pesado, demorando para subir ou descer;
  • A partida demora para pegar, parece que demora mais para ligar o carro;
  • Corrosão nos cabos dos polos negativos e positivos da bateria;
  • Vazamento de ácido ao redor do reservatório da bateria;
  • O rádio e/ou as luzes internas desligam ao dar a partida no carro;

Estes são pequenos sinais diários que a bateria pode demonstrar quando esta chegando ao final da sua vida útil. Em um primeiro momento elas não dificultam o uso do veículo, mas sem maiores sinais, a bateria pode parar de funcionar, e simplesmente o carro não ligar mais até seja trocada a bateria.

Dicas para a bateria durar mais

A prevenção de problemas com a bateria passa não somente por uma constante observação dos sinais quanto a inspeção de outros componentes do veículo. A medição da carga da bateria com um voltímetro em uma oficina pode indicar se esta apresentando falhas na recarga que podem levar a parada total da bateria. Algumas dicas podem aumentar a vida útil:

  • Desligue os equipamentos que dependem da bateria no momento de dar a partida no veículo (rádio, ar condicionado, acendedor de cigarros, etc);
  • Com o carro desligado evite o uso do rádio, luzes internas, faróis, etc;
  • Ligue o veículo com frequência e deixe ao menos cinco minutos ligado para recarregar a bateria;
  • Se o carro for ficar parado na garagem, desconecte os cabos da bateria;
  • Use as capas protetores de plástico para proteger os polos e evitar curto-circuito;
  • Mantenha os terminais dos polos negativo e positivo sempre limpos;
  • Faça manutenções de rotina no alternador para evitar panes elétricas na bateria;
  • Não utilize muitos equipamentos que necessitem da bateria. Caso precise, troque por uma de maior amperagem.

Gostou desse artigo sobre a vida útil da bateria do carro? Então que tal compartilhar com os seus amigos para que todos saibam dos cuidados básicos para evitar problemas com os veículos. Os cuidados com a bateria devem ser observados diariamente e quanto mais conhecermos todos os componentes debaixo do capô do nosso veículo, menos prejuízos teremos.