Na hora de comprar qualquer produto é normal termos preferência por uma determinada marca. E esta preferência muitas vezes vem da experiência de parentes, amigos ou até mesmo da opinião do seu técnico de confiança.

Na hora de trocar a bateria do seu carro, existem diversas marcas disponíveis no mercado e é claro que você quer optar por aquela que vai, primeiramente, durar o maior tempo e depois pelos benefícios extras que elas oferecem.

O mercado de baterias no Brasil é formado por dezenas de fabricantes diferentes, mas são poucas as que fornecem para as montadoras. Neste artigo de comparação vamos tratar das duas principais marcas de baterias genuínas de montadora: Moura e Heliar.

Antes de iniciarmos a comparação é importante definir quais produtos serão comparados. Neste primeiro post do VERSUS vamos comparar as baterias comuns (ou flooded) de 60 Ah de ambas, modelos: Moura M60GD e Heliar – Super Free – HF60DD.

A comparação será dividida nos seguintes tópicos: apresentação da marca e do produto, informações técnicas, garantia, outras informações e – por último – a nossa opinião sobre os produtos. Apresentada a metodologia, vamos lá!


Apresentação das marcas

Moura

A Baterias Moura é uma fabricante nacional com quase 60 anos de experiência que possui um amplo portfólio de produtos para os mais variados mercados, desde baterias para carros até mesmo baterias para uso em barcos e locomotivas, passando por baterias para torres de telecomunicação. Com sede e fábrica de matéria-prima e baterias em Belo Jardim, interior de Pernambuco, a Moura possui uma rede de distribuição própria em todo Brasil e também no Mercosul, além de fábricas em São Paulo e Argentina, onde apenas finalizam baterias utilizando a matéria-prima fabricada em sua fábrica pernambucana para atender as montadoras ai instaladas. A Moura é uma das principais fornecedoras de baterias genuínas para montadoras, como Volkswagen, FIAT e Ford.

Heliar

Em 1931 surgiu a Heliar, a primeira bateria chumbo ácido para veículos com motores elétricos no Brasil. Fabricada pela Johnson Controls, a maior fabricante mundial de baterias, a marca investe em inovações que não param de trazer benefícios reais para revendedores e clientes. A Heliar foi pioneira no uso plástico na caixa da bateria, no uso de prata nas grades e na produção de baterias livres de manutenção. Hoje a Heliar continua entregando produtos de alta performance e também é fornecedora de bateria das principais montadoras do país, como Volkswagen, FIAT, Toyota e Honda. A fábrica da Heliar está situada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, estrategicamente posicionada para também atender a demanda das montadoras de veículos situadas no interior do estado.

Apresentação dos produtos

Tanto a Moura M60GD quanto a Heliar – Super Free – HF60DD são os modelos carro-chefe das duas marcas, pois são os modelos vendidos e podem ser consideradas as melhores opções dentre as baterias comuns ou flooded. Ambas são seladas e livres de manutenção, além de todo cuidado por parte das fabricantes para uma excelente apresentação visual, com acabamentos bem feitos e sem rebarbas de cortes. Neste quesito a Moura leva uma pequena vantagem por possuir uma alça para auxiliar no transporte em quase toda linha, item presente nas baterias Heliar apenas nos modelos mais pesadas; mas convenhamos, quem tem que se preocupar com este detalhe é o instalador, o cliente raramente terá que ele mesmo remover ou instalar a bateria.

Informações técnicas

As duas baterias possuem características técnicas similares em seus modelos de 60 Ah comum, mas a Heliar apresenta uma sutil vantagem ao observamos a corrente de partida a frio, peso e prazo de garantia. Confira na tabela abaixo:

Moura M60GD

PESO 15 kg
DIMENSÕES 246 x 175 x 175 cm
AH 60 Ah
CCA 440 A
RC 90 min
GARANTIA 18 meses
TENSÃO 12v

Heliar – Super Free – HF60DD

PESO 14.1 kg
DIMENSÕES 242 x 175 x 175 cm
AH 60 Ah
CCA 480 A
RC 90 min
GARANTIA 24 meses
TENSÃO 12v

Garantia

Moura M60GD

A garantia da Moura para o modelo M60GD é de 18 meses conta defeitos de fabricação com cobertura em todo Mercosul. A garantia da Moura funciona por meio dos seus depósitos distribuidores próprios. Para solicitar a garantia o consumidor deve procurar – preferencialmente – a loja em que foi realizada a instalação da bateria, informação esta que vai estar no cartão de garantia.

Heliar – Super Free – HF60DD

A garantia da Heliar para o modelo Super Free – HF60DD é de 24 meses (6 meses mais que a garantia da Moura) e também contra defeitos de fabricação, com cobertura em todo Mercosul. A garantia da Heliar também funciona por meio dos seus depósitos distribuidores, mas por sua vez, independentes.

Além da garantia contra defeitos de fabricação, a fabricante oferece uma garantia estendida contra panes elétricas, oferecendo guincho gratuito durante os 24 meses da garantia para até 100 km de distâncias até uma oficina ou a casa do consumidor, mas nada impede que após esta distância o consumidor negocie diretamente com o guincho o excedente.

Outras informações

A Acumuladores Moura S.A., mais conhecida pelo nome de fantasia Baterias Moura, é uma empresa brasileira oriunda do estado de Pernambuco, que fabrica acumuladores elétricos para os mercados automotivo, náutico, logístico, de telecomunicações, de sistemas no-break e de energia alternativa. É a maior empresa no segmento de acumuladores da América Latina.

Já a Heliar é parte da gigante Johnson Controls, empresa norte-americana com sede em Milwaukee que oferece produtos e serviços para otimizar a energia e a eficiência operacional de edifícios, baterias para automóveis, produtos eletrônicos e sistemas para automóveis. Além da Heliar, a companhia é dona da marca Varta, comumente encontrada no Brasil em carros importados. A companhia é um conglomerado multi-industrial com mais de 170 mil funcionários distribuídos em 1.300 localidades, em seis continentes e listada na posição 67 da Fortune 500 e na posição 251 da Global 500.

Nossa opinião

As baterias Moura e Heliar são extremamente semelhantes na maioria dos aspectos, que faz com que seja um trabalho muito árduo definir qual é a melhor. Se realmente existe uma marca melhor do que a outra, a vitória é por meros detalhes.

Observamos diariamente – principalmente em carros de passeio – que a Moura atualmente têm apresentado uma vida útil ligeiramente maior que a da Heliar e uma maior ocorrência de casos de carros com baterias que duraram mais de 4 anos; casos como estes não são tão comuns com a Heliar, que duram em média 3~4 anos e não costumam passar disso.

Já a Heliar, talvez por conta da tradição da marca, da segurança da garantia maior e do guincho 24 horas, tem consumidores mais fiéis à marca.

As maiores montadoras do país adotam a Moura como principal bateria genuína desde seus modelos de entrada até os médios, mas a Heliar está presente nos modelos premium e luxo por conta do seu CCA maior, já que estes modelos possuem uma maior demanda da bateria para suprir a necessidade dos muitos recursos elétrios e eletrônicos.

Em vez de cravarmos qual bateria é a melhor, comente abaixo qual é a sua preferida.

  1. 6 de março de 2019

    Heliar. Tradição, pesquisa e tecnologia conta muito.

    • 6 de março de 2019

      Obrigado pelo comentário, Tertuliano.

      Realmente a Heliar tem muita tradição no mercado brasileiro, além de ser pioneira em diversas tecnologias usadas nas baterias hoje em dia.

  2. Tive experiência com as 2 marcas posso afirmar que a MOURA dura em média 2 anos e a HELIAR 3,5 anos . Prefiro a HELIAR !

  3. JÁ TIVE EXPERIÊNCIA EM MEUS CARROS COM AS 2 MARCAS . POSSO AFIRMAR QUE A MOURA DURA EM MÉDIA 2 ANOS E A HELIAR 3,5 ANOS . PREFIRO A HELIAR !!!

  4. 16 de maio de 2019

    Dificil de acreditar, mas minha bateria da Moura durou 6 anos

    • 20 de maio de 2019

      Thomaz, não é difícil de acreditar não, de vez em quando recebemos alguns casos em que a bateria realmente dá um susto nos técnicos com mais de 5 anos de uso, mas é mais comum de acontecer com baterias premium, como Moura e Heliar.

  5. 17 de dezembro de 2019

    Minha bateria Moura ja está no carro desde 2013, quase 6 anos, agora q vou fazer a troca, mesmo assim por precaução pq ainda nao deu problemas.

    • 17 de dezembro de 2019

      Leonardo, realmente a Moura é uma bateria diferenciada! E a troca preventiva é sempre a melhor opção, evitando gastos adicionais com guincho ou socorro a domicílio, além de não ser pego de surpresa.

Deixe seu comentário

logo-footer

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: